Categories

Pages

Links

TÉCNICAS DE PNL

Pensamento redirecionado

A técnica “Swish” nos permite dissolver rapidamente os sentimentos ligados a pensamentos indesejados e a lidar com reações inúteis.

No Swish nós substituímos o pensamento ou a reação indesejada por uma mais útil e mais adequada, porque o Swish redireciona o pensamento. É uma instrução para o cérebro: Não, isso não - ISTO!!

Use-o para si mesmo – e para os outros

Essa é uma técnica valiosa para controlar os seus próprios pensamentos, estados e comportamentos. Cada vez que você usar o Swish, você estará se treinando para instantaneamente redirecionar o seu pensamento de assuntos prejudiciais para aqueles com mais recursos.

Ao usar o Swish em sua própria vida, você desenvolve sua capacidade de manter estados plenos de recursos, controlar as suas reações a situações estressantes e se ocupar com os comportamentos que você quer.

Como usar o Swish

1. Selecione uma imagem de substituição

Primeiro selecione o seu sentimento de substituição – pergunte-se Em vez disso, como eu quero estar.

Tendo selecionado o sentimento de substituição, veja e ouça uma versão separada e associada de você mesmo experimentando esse sentimento. É muito importante que essa imagem seja dissociada. Aperfeiçoe os detalhes e a qualidade (submodalidades) dessa imagem até que ela fique bem convincente.

2. Encontre o gatilho para o humor indesejado

Você reage a quê? Como você sabe quando tem a resposta ou a reação indesejada?

Pergunte a si mesmo: O que ocorre um pouco antes de começar esse estado negativo ou indesejado? Desta vez, você quer uma imagem associada do que está acontecendo imediatamente antes de você se envolver na atividade indesejada.

3. Coloque a substituição no canto da imagem indesejada

Imagine uma versão da sua imagem de substituição do tamanho de um pequeno selo no canto inferior da imagem indesejada.

4. Swish as duas imagens

Agora você quer que as duas imagens mudem simultaneamente e com uma velocidade crescente. (PNListas experientes irão selecionar duas submodalidades críticas para serem usadas aqui. Entretanto, simplesmente mudar o tamanho das imagens e fazer elas se distanciarem de você, irá funcionar na maior parte das vezes.)

Faça a imagem "negativa" ficar cada vez menor e atire-a para longe. Ao mesmo tempo, torne a imagem de substituição "positiva" cada vez maior e mais perto até que ela substitua completamente a imagem negativa. Imagine um "swish" (um assobio, em tradução literal) ao fazer isso - daí o nome. Isso é um Swish de som.

(Faça isso de forma relativamente lenta, levando, digamos, de 5 a 10 segundos para fazer isso. Então continue, fazendo um pouco mais rápido a cada vez, até que você esteja fazendo o swish quase instantaneamente - em menos de um segundo!)

5. Limpe a sua mente

Após cada rodada Swish, limpe completamente a sua mente! Pense em alguma outra coisa ou visualize a sua cor favorita. Respire tranquilamente enquanto você faz isso, visto que algumas pessoas tendem a segurar a respiração enquanto se concentram em fazer o Swish. Para o sucesso do Swish, é crucial limpar a mente ou então, voltar a sua atenção para o exterior antes de fazer a próxima rodada.

6. Pratique de 5 a 7 vezes

Repita cerca de sete vezes os passos 3 a 5 até você ter dificuldade em manter a imagem indesejada.

‘Eu não visualizo’

Essa é uma crença comum. Você também pode fazer um Swish Auditivo ou um Swish Cinestésico. Então, se você (ou a outra pessoa se você estiver ajudando alguém) acredita que tem dificuldade em visualizar, você pode aceitar essa crença e usar um swish cinestésico ou auditivo.

Como alternativa, e muitas vezes de forma mais eficaz, você pode agir "como se" estivesse visualizando - ou seja, você finge que está visualizando e simplesmente segue as etapas listadas acima. Curiosamente, muitas vezes isso irá funcionar de forma eficaz!

Habilidades com o Swish

Como todas as técnicas de PNL, o Swish é melhor aprendido "ao vivo" em um workshop onde você é capaz de interagir com o facilitador e com outros participantes - e onde você aprende os passos práticos antes que você comece realmente a fazer o Swish. De qualquer modo, você ainda pode obter bons resultados se seguir cuidadosamente as dicas acima.

Aliás, os seis passos acima representam o "padrão" Swish tradicionalmente utilizado em PNL. Ele funciona muito bem para muitas pessoas, especialmente se for usado juntamente com outras habilidades de PNL, como a utilização dos padrões de linguagem, ancoragem e um conhecimento afiado das respostas não-verbais.